top of page

Sobre a Terapia de Vidas Passadas

  • O que é a Terapia Vidas Passadas?
    A Terapia Regressiva ou Terapia de Vidas Passadas, também conhecida como TVP, é uma abordagem terapêutica que se baseia na hipótese científica da reencarnação. A TVP não está ligada a nenhuma religião ou credo. Ela possui a hipótese de que já vivemos dezenas de vidas no passado e em muitas dessas vidas ocorreram episódios difíceis, dos quais não conseguimos ainda nos desligar. Por essa razão esses episódios difíceis interferem em nossa vida hoje, transformados agora em sintomas de complicada solução: fobias, raiva, compulsões, dificuldades de relacionamento, depressão, ansiedade e etc. As sessões de terapia acontecem quinzenalmente e cada sessão tem duração de 50 minutos. Para a efetiva conclusão do tratamento com os resultados positivos que se espera alcançar, conta-se muito com a decisão firme do paciente, sua força de vontade e o seu empenho durante todo o processo, que leva, aproximadamente, de 6 meses a um ano.
  • Como que as recordações de vidas passadas podem me ajudar com meu problemas e dificuldades?
    Na terapia, através da regressão de memória, você irá se lembrar de histórias que tenham estreita relação com os problemas que você enfrenta hoje. Uma pessoa, por exemplo, que tenha na vida atual medo de altura, que não consegue chegar perto de um lugar alto ou de uma janela que já passa mal, poderá lembrar-se, por exemplo, na regressão, que numa outra vida foi atirada de um penhasco. Ao se recordar desse fato, descobre que seu medo, que parecia irracional, na verdade está ligado a algo que já aconteceu há muito tempo, e que, portanto, não faz mais sentido para ela hoje. É como se a pessoa reescrevesse em seu psiquismo aquele conteúdo do passado, tornando-o irrelevante, desligando-se do fato e, portanto, do medo.
  • Como é realizada uma Regressão de Memória?
    Primeiramente iremos realizar umas 3 ou 4 sessões iniciais de entrevistas antes de começarmos as sessões de Regressão de Memória. Existem muitas técnicas que são utilizadas para fazer com que uma pessoa se lembre de uma vida passada: Relaxamento, indução verbal, movimentos rítmicos, música, hipnose leve, etc. Qualquer uma delas que for utilizada, tem por objetivo acessar o conteúdo de seu inconsciente, onde estão armazenados os episódios traumáticos de suas outras vidas. Em nosso processo não utilizamos hipnose! Durante a Regressão de Memória, em que utilizamos apenas um relaxamento, você será conduzido pelo profissional que irá se valer de intervenções terapêuticas necessárias para que você conte a sua história do seu passado, a qual se lembrará de tudo. O processo de regressão irá se concentrar, principalmente, nos aspectos mais significativos da sua vida passada: o que você fez no passado, o que você sofreu, como viveu e como morreu. Após a sessão de regressão iremos trabalhar na terapia o conteúdo da história que você contou. Sua ligação com o presente, a influência que aquela história exerce ainda na sua vida hoje e o quanto ela permanece presente, interferindo nas suas emoções, no seu comportamento e nas suas relações.
  • O que irá acontecer comigo durante a Regressão de Memória?
    Durante a regressão você não irá dormir nem ficar inconsciente. Você também não corre o risco de morrer na regressão, nem ficar preso no passado, pois você não irá a lugar algum, são as lembranças do passado que retornam à sua mente, como se você se lembrasse de um sonho ou de um filme ou do capítulo da novela. Você permanecerá o tempo todo consciente e no controle total da situação. Algumas pessoas se emocionam durante a regressão, outras não, e algumas não sentem nada. No processo da terapia, o importante é a história que você irá contar, e não a quantidade de lágrimas que derramou, pois são essas histórias que irão ajudá-lo a solucionar seus problemas hoje. Muitas pessoas e até crianças se lembram do passado espontaneamente, ou sonham com vidas passadas.
  • Como escolher um terapeuta de vidas passadas?
    Recomendo que você escolha um profissional que tenha sido indicado por alguém que você conheça. Verifique se ele possui conhecimento em saúde mental e se está credenciado por alguma sociedade que congrega os profissionais de TVP. Tome referências antes de se submeter ao processo da Terapia de Vidas Passadas, agindo da mesma forma que você agiria para escolher qualquer profissional que você requisitaria seus serviços, isso tanto vale para um médico, um mecânico, um psicólogo ou um faxineiro.
  • Eu corro algum risco em realizar a Terapia de Vidas Passadas?
    O que de pior pode acontecer numa Terapia de Vidas Passadas, é não acontecer nada. No entanto, ela não é recomendada para mulheres grávidas, para portadores de doença mental e para pessoas que possuem doenças cardíacas descontroladas. No mais, não possui qualquer outra restrição ou contraindicação, sendo realizada inclusive com crianças.
bottom of page